quinta-feira, 5 de outubro de 2017

ETECETERA


Numa entrevista ao Diário de Notícias, a propósito do lançamento do seu próximo álbum, Camané disse:

«Os passarinhos é que cantam bem, nós temos imensos limites e é com os nossos limites que conseguimos fazer música.»

«Camané Canta Marceneiro» chama-se o novo disco.

Camané só viu uma vez Alfredo Marceneiro, tinha apenas 10 anos.

Foi assistindo a actuações nas casas de fado, ouvindo os discos, foi aprendendo:

 «Eu ouvia fados às escondidas. Ouvia fado mais baixinho do que o rock, para os meus amigos não perceberem o que eu estava a ouvir. Ainda hoje, quando vou no carro a ouvir rádio, se for rock oiço em altos berros, se for fado ponho baixinho. Foi uma coisa que não consegui ultrapassar. Muito novo, percebi que podia cantar aquelas músicas e adquiri aquela característica de canto. A partir daí foi uma paixão, mas uma coisa escondida. Às vezes vinha de comboio para Lisboa, já cantava nas casas de fado, e se aparecia um tipo com uma guitarra portuguesa, escondia-me para os amigos não me verem com ele.»

NOBEL DA LITERATURA

Kazuo Ishiguro é o novo Prémio Nobel da Literatura e sucede a Bob Dylan cuja distinção tanta polémica suscitou.

Para a Academia Sueca justifica-se o Nobel da Literatura devido a ter «nos seus romances uma força emocional muito grande, e ter revelado o abismo entre o sentido do ilusório e a sua ligação ao mundo, é um autor de grande integridade e absolutamente brilhante, com um universo estético muito próprio.»

Antes de se dedicar à escrita, queria ser músico.

Britânico de origem japonesa, tem uma longa conexão com os sons, sendo famosa a sua especial apetência para a guitarra. Em tempos tentou a sua sorte numa carreira musical, mas não conseguiu seduzir nenhuma editora discográfica. A nega fez com que pusesse a música em segundo plano, mas a ligação que mantinha com este universo manteve-se, de tal modo que o próprio Kazuo admite ter sido influenciado pela música «Ruby’s Arms», de Tom Waits, quando escrevia o final de «Os Despojos do Dia», que foi adaptado ao cinema, em 1993, pelo realizador James Ivory, com argumento do próprio escritor e de Ruth Prawyer Jhabvala, com Anthony Hopkins e Emma Thompson, por protagonistas.

O escritor português António Lobo Antunes surgia em 10º lugar na lista dos preferidos para o Prémio Nobel da Literatura 2017 no popular site de apostas virtuais Nicer Odds. As probabilidades de Lobo Antunes receber o Prémio eram de 21 para 1. Em primeiro lugar na lista encontrava-se o escritor queniano Ngugi wa Thiong’o seguido do japonês Haruki. Na terceira posição surgia a canadiana Margaret Atwood. O moçambicano Mia Couto marcava presença na lista, em 68º lugar. Outros favoritos para o Prémio da Literatura, indicados na lista de favoritos ao Nobel no site Nicer Odds encontravam-se ainda o israelita Amos Oz, o chinês Yan Lianke, o poeta sírio Adunis, o norte-americano Don DeLillo e o espanhol Javier Marías.

CAVACO

Um eterno envinagrado, um tipo execrável.

«Ao contrário de outros, nunca interferi na vida do meu partido. Cabe aos militantes decidirem o que é melhor para o partido e para o país», acrescentou sobre a decisão de Passos Coelho.

Cavaco Silva recusou-se a comentar o resultado das últimas eleições.

«Acontece, até, que eu não votei, porque estava num casamento de um familiar muito próximo, na Escócia, no próprio dia, e por isso só acompanhei já na segunda-feira o que tinha ocorrido.»

As declarações de Cavaco Silva são ainda mais surpreendentes não apenas pelos cargos públicos que ocupou como pelas declarações que fez, no passado, sobre a importância do voto.

Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado:

«Não votar pode representar uma omissão incompreensível ou um descuido imperdoável.»

RICARDO SALGADO

O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem para que seja arrestada a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES, no âmbito do processo Espírito Santo.

Até agora ninguém sabe como Ricardo Salgado poderá sobreviver com uma pensão de 39 mil euros!

Sem comentários: