quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A RONCA DOS BARCOS NO TEJO


O Diário de Notícias revelou que há uma semana a ronca de uma barco-graneleiro fundeado no Tejo, causa mal-estar às noites de quem vive junto ao rio, mais concretamente frente ao mar da Palha.
O graneleiro Western Miami emite o sinal sonoro como sinal de reconhecimento para os cacilheiros que atravessam o rio. Nos últimos dias, os nevoeiros matinais e nocturnos têm sido uma constante e a má visibilidade pode provocar abalroamentos.
Existem reclamações dos habitantes mas a Capitania do porto de Lisboa esclareceu que terá de ser assim. Segundo as regras internacionais, o Western Miami não só pode fazer soar a sirene a qualquer hora, como o deve fazer.
Lembrei-me novamente do Helder Pinho que na passagem do ano de 1972,  telefonou, maravilhado,  para casa do meu pai porque os barcos no Tejo faziam soar as roncas para saudar o novo ano.

1 comentário:

Seve disse...

Há gente que reclama por tudo e por nada mas são capazes de nunca se preocuparem em respeitar o direito ao silêncio dos outros (do barulho que, em qualquer altura, são capazes de fazer. Está na génese do homo sapiens