terça-feira, 15 de setembro de 2020

OLHAR AS CAPAS



A Propósito de Nada

Woody Allen
Tradução: Rita Carvalho e Guerra
Capa: Albert Tang
Edições 70, Lisboa, Julho 2020

Em defesa da minha mãe, devo dizer que Nettie Cherry era uma mulher maravilhosa; inteligente, trabalhadora, abnegada. Era fiel e carinhosa e decente, mas não era, digamos, fisicamente cativante. Quando disse, anos mais tarde, que a minha mãe parecia Groucho Marx, as pessoas pensaram que eu estava a brincar. Nos seus últimos anos padeceu de demência e morreu aos noventa e seis.
(…)
A minha mãe tinha cinco irmãs, cada uma mais rústica do que a outra, sendo a minha mãe, sem dúvida, a mais rústica de todas. Coloquemos as coisas desta maneira: a teoria edipiana de Freud de que todos os homens querem, inconscientemente, matar os pais para casarem com as mães choca contra uma parede de tijolo no que diz respeito à minha mãe.
Tristemente, embora a minha mãe fosse muito melhor progenitora, muito mais responsável, mais honesta e mais madura do que o meu pouco ético e mulherengo pai, eu gostava mais dele. Todos gostavam

Colaboração de Luís Miguel Mira

Sem comentários: