Melhor que a Primavera é estar à espera que ela chegue.
Depois do longo inverno a natureza a espreguiçar-se para os dias que aí vêm. A vida que renasce. Lembro o meu avô que, todos os anos desmesuradamente, aguardava a chegada da Primavera. Odiava Janeiro e Fevereiro e os primeiros salpicos de sol primaveril traziam-lhe um brilhozinho aos olhos. Mas, pelos começos de um longínquo Fevereiro, não conseguiu resistir e, serenamente, partiu.
O dia do equinócio é igual à sua noite. Na horta semeiam-se coentros e morangos. Memórias. cheiros. No miradouro do Monte Agudo, quando miúdo, ficávamos a ver a chegada dos primeiros gafanhotos, gafanhoto que em francês é uma palavra bonita: grasshopper. Passar o tempo nisto. Suavemente. Dias primaveris, águas de Março anunciando o Verão. O cheiro da terra.
Há gostos assim. Há quem diga que são os melhores…
Primavera. Sagração. A festa. Os parágrafos de Raul de Carvalho:
“Dizer que Primavera é simples e palpável como um coração. Um coração que fala. Um coração que canta.
Dizer que estamos na Primavera…
Dizer que eu amo gente de quem não sei o nome, nem é preciso; que amo estas ruas estreitas, cariciosamente recolhidas ao sol, um sol camarada; que amo este rio com barcos verdadeiramente azuis, tão azuis como o mar, tão azuis que se confundem; dizer que amo esta palavra anónima que corre de boca em boca dizendo que é Primavera.
E todos os anos haverá semelhante milagre. A ele assisto."
Já agora, fiquem a saber que no próximo dia 19, véspera de equinócio, poderão observar a maior Lua Cheia das últimas duas décadas.
Mais pormenores aqui
Ontem de manhã no autocarro da
ResponderEliminarSerafina uma conversa de um banco para outro. Ontem já apareceram
as andorinhas na minha casa.
Costumo apanhar carochas e outros
insectos para lhes dar.
Pura poesia, pensei eu!
M.Júlia
Donde vem a Primavera que todos a esperam febrilmente?
ResponderEliminarEmocionei-me...
ResponderEliminarNota - "Grasshopper"(Mercury, 1982) também é um inspirado LP de J.J.Cale.