sábado, 16 de julho de 2022

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM...

Outras guerras.

Guerras antigas na Ásia, em África…

Milhares de manifestantes em Colombo, no Sri Lanka, romperam as barreiras policiais e ocuparam a residência oficial do presidente do País, precipitando a sua demissão.

A falta de comida, combustíveis e medicamentos é um dos sintomas mais evidentes daquela que é uma das piores crises económicas das últimas décadas, no Sri Lanka.

A fome e a crise continuam no Sri Lanka.

Entretanto o presidente do Sri Lanka Rajapaksa já fugiu do país, refugiando-se em Singapaura, e o Parlamento, no dia 20, elegerá o substituto o presidente corrupto.

Ucrânia, outra guerra, uma guerra sem fim à vista.

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, voltou a criticar a União Europeia pelas sanções impostas contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, medida que, na sua opinião, vai causar uma recessão.

 O envio de armas de guerra dos países da NATO para reforçar as tropas de Volodymyr Zelensky, na Ucrânia, fez disparar o alarme nas polícias europeias. Há fortes suspeitas de que, juntamente com os refugiados que fogem da invasão russa, estejam a circular pela Europa operacionais das máfias ucranianas, aproveitando-se da livre circulação dos que sofrem na pele com o conflito armado iniciado em fevereiro. As autoridades temem que estes grupos criminosos estejam a preparar terreno para avançar com negócios ilegais de armamento em vários pontos da Europa.

1.

As televisões portuguesas são esgotos a céu aberto.

Tudo lhes serve para, durante horas e dias, invadirem os écrans com directos, seja a morte, por maus tratos, de uma criança, seja o futebol, sejam os incêndios que devastam o país.

Uma verdadeira vergonha, uma histeria inenarrável.

Nos dias que agora correm, florestas que ardem, casas destruídas, famílias que encontram abrigo em ginásios e estádios de futebol, e os repórteres televisisvos, quais abutres, perseguindo  os bombeiros para lhes arrancarem notícias sobre o evoluir dos incêndios, ou para saberem para que lado vai soprar o vento… 

Retenho uma repórter a entrevistar uma velhota, por trás a casa destruída, onde passou toda uma vida, e a pergunta: «como se sente?»

Lembro-me da tarde do 25 de Abril, a revolução a avançar e em pleno climax, um jornalista num começo de  palavrar com um capitão: não houve rendição por parte das forças que estão sitiadas…  O oficial rápido: “Porra! Vocês são uns chatos, não deixam de fazer perguntas. Uma senhora está a dar à luz e vão perguntar à senhora se ela está com dores?

É isso!

2.

Os 37 482 hectares de área ardida em Portugal desde o início do ano até quinta-feira, estão a fazer de 2022 o segundo pior ano da última década ao nível de fogos florestais, até ao momento.

3.        

O antigo secretário de Estado da Proteção Civil José Artur Neves e o ex-presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil Mourato Nunes foram acusados no caso das golas anti-fumo de autoproteção no âmbito do programa "Aldeia Segura - Pessoas Seguras, implementado na sequência dos incêndios florestais de 2017.

Yambém neste caso, o ex-ministro Eduardo Cabrita, deixou uma série de pontas soltas.

4.

O antigo banqueiro João Rendeiro, segundo dados fornecidos pelas autoridades, teria quase dez milhões de euros em contas bancárias que estavam congeladas na Suíça.

Estes dados foram fornecidos pelas autoridades suíças a Portugal, depois de terem sido pedidos pelo juiz Carlos Alexandre há mais de dez anos.

5.

A CP aconselhou as pessoas a não viajar de comboio nestes dias de calor.

O surreal  aviso-conselho foi entretanto retirado.

6.

A percentagem de pessoas em risco de pobreza aumentou de 16,2% para 18,4% entre 2019 e 2020.

Em 2020 um terço das famílias perdeu 25% do seu rendimento anterior.

1 comentário:

Seve disse...

1- oiço repórteres na televisão autênticos analfabetos e boçais, uma tristeza

2 - entretanto, os pirómanos continuam à solta, tal como os corruptos

4-mas os gatunos continuam a pulular, para além dos identificados e que continuam à solta

5 - fez-me lembrar aquela dos exames finais do 9. ano de Matemática mas cuja nota não conta; o exame foi só para representar.
Mas o que é isto? mas isto é um país a sério, ou isto tá tudo doido...