quinta-feira, 14 de julho de 2022

VELHOS RECORTES


A mexer em papelada, para algo completamente diferente, foi dar com este anúncio publicado na página de espectáculos do Diário de Notícias de 4 de Dezembro de 1964.

O anúncio diz que Francisco José está a actuar no Chicote até ao dia 8 de Dezembro e que lhe vai ser oferecido um jantar de despedida antes da sua partida para o Brasil.

Francisco José viu-se na contingência de sair do País por causa da sua declaração de protesto, em directo, na Rádio Televisão Portuguesa.

O cantor de charme de voz uterina, como lhe chamava o Dudu, insurgia-se contra o facto de os artistas portugueses serem pagos miseravelmente enquanto qualquer badameco de meia tijela, desde que fosse estrangeiro, ganhava uma pipa de massa.

A diatibre tinha em vista os 10.00$00 (ou seriam 20.000$00?) que a televisão pagara a Tony Dallara por um programa de variedades.

O regime não gostou nada da brincadeira, exigiu que a Televisão deixasse de fazer directos deste tipo de acontecimentos, e declarou Francisco José personna non grata.

Acabou por ser a sorte do cantor. Conseguiu fazer no Brasil uma carreira que aqui, em Portugal, talvez não chegasse a tanto.

Sem comentários: