domingo, 14 de junho de 2015

PARA O ANO HÁ MAIS


A Feira do Livro está prestes a encerrar portas.
Para além do Rossio, a Feira do Livro já passou por outros lugares emblemáticos da cidade como o Rossio, a Rua Augusta, a Praça do Comércio e a Avenida da Liberdade.
Já há vários anos que está estabelecida no Parque Eduardo VII e parece-me ser o melhor local para sua realização.
No ano em que esteve na Rua Augusta e na Praça do Comércio foi um autêntico desastre
A primeira vez que me lembro de percorrer a Feira do Livro teria 13 anos e foi no Rossio.
Fui com o meu avô e lembro-me como se fosse hoje: no pavilhão da Romano Torres comprou-me Os Pescadores de Pérolas de Emílio Salgari.
Lamentavelmente perdi esse livro.
Há uns anos, juntamente com outros livros de Salgari, encontrava-se à venda naqueles alfarrabistas que, aos sábados, montam escaparate na Rua Anchieta, ao Chiado.
Pediram-me seis mil escudos e disse, de mim para mim, que o alfarrabista faria melhor ir para a estrada. Há gente que não se limita a ganhar dinheiro, preferem roubar.
Deixei o livro, desandei, e ainda o ouvi dizer que me fazia cinco mil escudos.
Continuava a ser um roubo e um preço demasiado elevado para satisfazer o meu sentimentalismo.
Talvez um dia o volte a encontrar a um preço mais acessível.
Até hoje não voltou a acontecer. 

Sem comentários: