sexta-feira, 19 de junho de 2015

DA MINHA GALERIA


Há discos únicos.

Acima de tudo porque saem do gosto de partilhar.

Há coisas que vale a pena receber de mãos estendidas e guardá-las.

Um dia, em conversa de guedelhudos-ié-ié, disse que a minha canção da vida era  «Unchained Melody».

João Rato ouviu, registou, e um dia surpreendeu-me com a oferta de um duplo CD contendo  49 versões de «Unchained Melody».

Diz o Google que há mais de 500 versões nos mais diversos idiomas.

Um apuradíssimo gosto musical, uma enorme paciência e gozo, permitiram este extraordinário disco, que tem lugar primeiro na minha discoteca.

O caso extraordinário de como uma só canção permite um disco que vos garanto, apesar de ser suspeita na matéria, é genial.

Só ouvindo.

Não tenho mais palavras.

Apenas o lamentar que «Rato Records» tenha interrompido o seu trabalho.

Ficaram mais pobres os dias.

É este o alinhamento das versões de «Unchained Melody» escolhidas pelo meu amigo Rato:

Alex North – Andy Williams – Barry Marilow – Bert Kaempfert, Air Supply, Inner Circle – The Lettermen – Chet Atkins – Cliff Richard – Jimmy Young – The Drifters – The Ventures – Gene Vincent – Julie Rogers – Robson S. Jerome – Ray Conniff – Pete Drake – Ricky Nelson – Celly campelo – Daniel bacelar – Acter Bilk – Harry Belafonte – Il Divo – Les Baxter – The Righteous Brothers – Jean Carson – John Barry – Rockapella – The Browns – Leam Rimes – Duanne Eddy – Roy Orbinson – Los Cativos – Johnny Naestro – Mar G. Quintilha – Roger Whitaker – The Supremes – Manhattan Transfer – Fausto Papetti – Al Hibber – The Teddy Bears – Ray Hamilton – Paul Mauriat – The Fleetwoods – Pat Boone – Neil Diamond – Amici Forever – Elvis Presley.

A versão  dos Righteous Brothers é um caso à parte.

Por mera opção sentimental, gosto muito da versão do Elvis, do Cliff, do Neil Diamond, do Daniel Bacelar, das Supremes.

Por dificuldade na escolha destes favoritos, servi-me de uns papelinhos com os respecticos nomes. 

Saíram as Supremes.

Pois que fiquem as Supremes.

Sem comentários: