quinta-feira, 11 de junho de 2015

UM CERTO GOSTINHO A AVENTURA


Talvez fosse um capricho estúpido, mas o que é certo é que dei por mim no Sud-Express, a caminho de Coimbra. Estava , ao mesmo tempo, furioso e admirado. Tinha-me deixado convencer? Acho que, subitamente, esta expedição tinha adquirido um certo gostinho a aventura. No fundo, não devia esperar senão isso. Tudo me encantava naquele comboio: os forros de caju do corredor, o cabedal dos compartimentos, o brilho das placas de cobre que, em três línguas, me lembravam que não devia debruçar-me para fora do comboio. A paisagem mudava: ora colinas pedregosas, vestidas de oliveiras, ora pequenos prados, dum belo verde brilhante. O tempo estava magnífico, e o comboio atravessava, uivando, as estações caídas, provocando o pasmo de algumas camponesas de lenço preto que, com a cesta no braço, ali esperavam o autocarro.

Pierre Kyria em A Morte Branca

Sem comentários: