terça-feira, 15 de março de 2016

QUOTIDIANOS


E às quintas-feiras almoço nos Moinhos da Funcheira com o Zé Ribeiro, o Zé Francisco, o Vitorino. Os Moinhos da Funcheira são o subúrbio do subúrbio, depois da Venda Nova, da Brandioa, da Pontinha: toda a gente acha feio e eu acho lindo. De onde me virá este amor sincero, genuíno, pelo que as pessoas consideram de mau tom, leões de calcário, duendes de gesso, quadros de queimadas, cerâmicas de casa de banho com cisnes doirados?
Quando digo que almoço às quintas-feiras nos Moinhos da Funcheira digo que a empregada nos trata por
- Meu querido
nos traz salsichas com ovos estrelados e nos sentimos indecentemente felizes
Com pena da gente a empregada diz
- Meus queridos
e  soma-nos a conta na toalha.

António Lobo Antunes em Terceiro Livro de Crónicas

Legenda: fotografia do blogue Orgulho Damaiense.

Sem comentários: