quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ALGUÉM PRONUNCIARA A PALAVRA NECESSÁRIA: REVOLUÇÃO


Rómulo de Carvalho continua a explicar aos seus tetranetos os passos que conduziram ao 25 de Abril de 1974. O tempo de lhes dizer que talvez eles estejam surpreendidos por o tetravô tanto saber de acontecimentos com tanto pormenor sem ter participado neles. E explica:

Tudo decorria em segredo «mas houve um militar de carreira, que foi um dos cabecilhas de toda a movimentação que se seguiu, que, depois da questão resolvida, escreveu um livro em que relata todos os pormenores do que aconteceu, quase dia-a-dia. O homem era capitão e chamava-se Diniz de Almeida (não sei se ainda é vivo), e o livro que escreveu e publicou intitulava-se “Origem e Evolução do Movimento dos Capitães. O livro caiu no esquecimento, conforme conveio àqueles que, posteriormente, se interessaram em dar aos acontecimentos então decorridos, o ar mítico e heróico dos gestos portugueses. Tenho aqui o livro ao meu lado e nele uns sinaizinhos que me revelam as particularidades do que então se passou.
O abaixo-assinado dirigido ao Presidente do Conselho não o comoveu. Felizmente para a nossa História. 2Creio que teria sido catastrófico para a sobrevivência do Movimento a revogação imediata do decreto”, lê-se na página 66 do citado livro. DE facto, se o Governo revogasse o decreto, os oficiais acomodavam-se e ainda talvez a esta hora estivéssemos em guerra no Ultramar.»

Pela leitura do livro de Diniz de Almeida, Rómulo conclui que grande parte dos militares envolvidos nas reuniões estavam mais preocupados com o seu prestígio, «o qual prestígio dependeria da satisfação dos seus interesses económicos.»
Mais ainda:

«A ditadura que nos oprimia há quarenta e tantos anos, em nada os preocupava. Dessem-lhes o que pretendiam e tudo prosseguiria na mesma, a ditadura e a guerra. Numa das circulares assinadas por dois heróis do próximo futuro, Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de carvalho, lê-se: “como o nosso movimento está isento de qualquer cunho político” (p. 175). Venham as regalias, renove-se o nosso prestígio, e a ditadura pode contar connosco.»

Assim prosseguia o «sereno desassossego», como lhe chama Rómulo e, seguindo o livro de Diniz de Almeida, lembra que em finais de Novembro 73 aparece um tenente-coronel de apelido Bazanol a dizer aos seus camaradas:

«Estão a esgotar-se com um assunto que não vale a pena. Isto não é uma questão de galões. O que vocês estão, e todos nós, é agonizantes. Estrangulados por um regime que nos conduz directamente para o abismo. É preciso que acordemos do pesadelo, é preciso acabarmos de vez com a maldita guerra colonial. Impõe-se a revolução armada desde já, seja qual for o seu preço e as suas consequências.»

Ainda Rómulo de Carvalho:

«Em outra reunião, dias depois, noutro local, novamente o tenente-coronel atroa os ares com a sua proposta revolucionária. O acolhimento foi pior do que no encontro anterior. Recebeu o apoio de alguns mais entusiasmados e generosos e a censura da maioria. Ficou desde aí injustamente marginalizado por louco ou incapaz. (p. 217-218).

De qualquer modo já alguém pronunciara a palavra necessária: Revolução.»

Rómulo de Carvalho em Memórias

Sem comentários: