sábado, 14 de outubro de 2017

RELACIONADOS


Guardámos nos últimos Olhar as Capas, a trilogia dos Cafés de Álvaro Guerra.

Algo que o escritor subtitulou como um «folhetim do mundo vivido em Vila Velha.»

Vila Velha é Vila Franca de Xira onde nasceu a 19 de Outubro de 1936, terra de toureiros, campinos, pescadores, lavradores, gentes da lezíria, da borda d’água, um rio que, mais para a frente, há-de ser um mar.

 A vida de uma terra de província às portas de Lisboa, mas tão longe da cidade – o pequeno comércio local com a farmácia, a mercearia, a casa de panos e linhas, a Barbearia Gorjão, a Pensão Flor, o notário, o café que era para ser Central, virou República, voltou a Central e passou a ser 25 de Abril. Também a estação de comboio, a Igreja Matriz, a Filarmónica, o clube de futebol, a praça de toiros, um jornal, Correio de Vila Velha, cujo director era cego, o Cine-Teatro, mais tarde um Cine-Clube e um Clube Cultural, dito Século XX.

Se Manuel da Fonseca dizia que o Largo era o centro do mundo, daqui se dirá que o Café era o centro da vila.

O primeiro volume chama-se Café República e narra acontecimentos nacionais e do mundo de 1914 a 1945.

-Senhor Manuel Maria, quero felicitá-lo pela escolha feliz do nome do seu estabelecimento – elogiava Aníbal Castro.
- É muita gentileza da sua parte, senhor Castro. Mas a bem dizer, a ideia não foi minha
«Eu tinha pensado chamar-lhe Café Central, mas quando encomendei a tabuleta ao Praga de Mãe, ele veio com aquelas falinhas mansas, que a República tinha sido implantada há duas semanas, que era um nome bonito e poderoso, e tal e coisa. E, olhe, deixei-me convencer.»

O segundo volume chama-se Café Central e guarda os acontecimentos de 1945 a 1974.

A chegada do «Manholas de Santa Comba Dão ao campo-político-pátrio, levou à mudança do Café República para Café Central que era o nome que o galego Manuel Maria sempre preferiu.

«No meio da Vila que crescia, o Central, que já se chamara República, ficava na mesma. A bica de saco aguentava bem a ofensiva do café expresso.»

Mas no findar do volume já se dá conta que um alguém telefonara ao António Maria para a discussão de um «assunto importante e de seu interesse.»

«E o António Maria imaginava o Café Central com o balcão transformado em guichets, a cozinha em cofre-forte, as cadeiras em belos maples de couro e a máquina do café a vomitar notas e moedas. Entre a insónia e o pesadelo, António sentia o coração bater a ritmo desencontrado, dividido entre os nevoeiros da Finisterra, sempre vislumbrados a correr, na pressa das férias, e aquelas paredes que vira pela primeira vez havia 58 anos entre as quais trabalhava desde os seus 14 anos, Que diabo! Um homem apegava-se às coisas todos os dias…»

A conversa realizou-se e o António Maria, filho de Manuel Maria, não deixou de perguntar:

- O senhor desculpe… Mas há um coisa que me intriga… Porque é que os bancos não gostam dos cafés?

O terceiro volume chama-se Café 25 de Abril e alcança os acontecimentos que se seguiram a esse dia mas o autor não coloca qualquer espaço de tempo e apenas deixa estas: (as ruínas).

«... o café foi baptizado pela terceira vez e a velha tabuleta substituída por outra de fundo verde, cravos vermelhos em grinalda a envolver as letras amarelas que formavam o novo nome – Café 25 de Abril...»

O Tríptico dos Cafés de Álvaro Guerra colhe um relato da História desde 1914 a 1975, agarrado ao quotidiano viver da Vila, de como a História pode ser contada à mesa de um café.e se outros motivos não existissem já isso era suficiente para  atenta leitura.

Álvaro Guerra dando curso à sua experiência de jornalista, em tempos de ditadura, quando a censura não o esquartejava, botava Ponto Crítico na 3º página do República dirigido por Raul Rego, em três volumes bem esgalhados, deixa os acontecimentos que marcaram os tempos, de aqui e lá fora, muitos deles desconhecidos por alguns e outros já esquecidos.

«E em cada dia desse mundo de notícias. Vila Velha adormecia em paz, na santa ignorância.»

Sem comentários: