segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

SIGNIFICA CRIAR LAÇOS


Foi então que apareceu a raposa:
- Boa dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu com delicadeza. Mas ao voltar-se não viu ninguém.
o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu?,  disse  o principezinho. És bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
 - Anda brincar comigo, propôs-lhe o principezinho. Estou tão triste...
- Não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda ninguém me cativou.
- Ah! perdão, disse o principezinho.
Mas, depois de ter reflectido, acrescentou:
- Que significa cativar»?
- Tu não deves ser daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens. Que significa «cativar»?
- Os homens têm espingardas e caçam. É uma maçada! Também criam galinhas. É o único interesse que lhe acho. Andas à procura de galinhas
- Não, disse o principezinho. Ando à procura de amigos. Que significa «cativar»?
- É uma coisa de que toda a gente se esqueceu, disse a raposa. Significa «criar laços...»

Antoine de Saint-Exupéry em O Principezinho

Legenda: desenho de Antoine de Saint-Exupéry

Sem comentários: