sábado, 28 de abril de 2018

OLHAR AS CAPAS


Relatório de Sombras ou a Memória das Palavras II

José Gomes Ferreira
Capa: Vitorino Martins
Moraes Editores, Lisboa, Setembro de 1980

Porque isso da velhice, se não me engano (naturalmente engano-me), não é propriamente o estado de liberdade ideal descrito por Platão. Por circunstâncias cuja descrição não vem ao caso, já comecei mesmo a fazer certas descobertas que me descoroçoaram.
Esta, por exemplo: os velhos perdem o prazer da solidão. Sofrem-na, resignados – o que é diferente. A alegria que ela tanto dá à gente nova, por riqueza interior, desvanece-se. Para os velhos – pelo menos para certos velhos – torna-se na antecâmara da morte, espécie de isolamento numa ilha de gelo que seca a imaginação e impede que se criem fantasmas novos. O recurso à ruminação do Passado – o efémero retorno – com para-se lá à felicidade da juventude, quando um moço se fecha à chave no quarto e apaga todas as luzes para pensar na bem-amada sem testemunhas, a sentir a fraternidade que é o supremo bem dos solitários.
Em resumo: os velhotes ainda se toleram e divertem quando são foleiros e irresponsáveis e principiam a perseguir as pequenas com graçolas tontas que elas ouvem com indulgência de assistir a um pôr-do-sol de cores incoerentes. Mas quando as artérias dos pobres bichos começam a petrificar, até apetece pedir a demissão de não sei quê.

Sem comentários: