quinta-feira, 26 de abril de 2018

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


As realizadoras Catherine Gund e Daresha Kyi reuniram uma série de testemunhos e documentos, mais as canções e fizeram um documentário de Chavela a cantora da voz rouca e sofrida, voz única, e ninguém como ela cantou a solidão.

Este género de filmes costuma estar muito tempo em exibição.

O lixo cinematográfico, esse, prolonga-se por meses em qualquer sala da cidade.
É como os livros que interessam: alguns nem chegam às livrarias, outros estão um ou dois dias nos escaparates. Os Josés Rodrigues dos Santos eternizam-se nos diversos espaços das livrarias.

Chavela, é um filme biográfico a não perder.


De um texto publicado no suplemento Mais Artes da edição do Diário de Notícias de 7 de Abril:

Cantava como quem morre e punha a vida na voz. Chavela Vargas (1919--2012) nasceu na Costa Rica mas fugiu para o México ainda jovem e integrou a tradição musical ranchera do país, fazendo-se respeitar numa sociedade patriarcal. Usava calças e bebia tequila como os homens. Não se assumiu publicamente como lésbica até aos 81 anos, mas entre as suas muitas amantes conta-se Frida Khalo. Depois de uma fase marcada pelo alcoolismo, regressou aos palcos, desta vez do mundo, pela mão de Almodóvar, que a eternizou nas bandas sonoras dos seus filmes.
Foi antes desse retorno aos palcos que Catherine Gund a entrevistou, em 1992, como relata: "Quando conheci Chavela Vargas, e filmei a nossa interação, ela tinha 72 anos e toda uma vida de canto, tendo sofrido com a bebida durante muito tempo. Tornou-se uma espécie de reclusa. Filmá-la naquele momento significou realmente preservar algo da sua memória para a posteridade. Eu estava convencida de que a carreira dela estava completa." São essas filmagens que abrem o filme, mostrando uma mulher sem medo. "Quem é que faz um comeback com aquela idade?", espanta-se Daresha Kyi.
Quando lhes perguntamos como definem Chavela e o seu canto rouco e abismal, as respostas são poéticas. "Era uma sereia cantando das profundezas de um mar de emoção", diz Daresha. Já Catherine descreve a sensação: "Quando a música acaba ainda estou completamente imersa no seu crepúsculo. Não tenho a certeza se isso equivale a absolvição, sobrevivência, transformação ou tudo ao mesmo tempo, mas sei que a sua música me deixa transformada.


Sem comentários: