sábado, 7 de abril de 2018

EU, EU, EU


Carta, datada de 23 de Novembro de 1958, para Óscar Lopes:

Tenho um favor a pedir-te: o adiamento por três meses do pagamento dos 4.000$00. A minha saída de casa complicou-me os problemas financeiros, por enquanto.
Vou provavelmente desistir da edição do Gil Vicente para a Aguilar porque há um Inglês que prepara outra edição crítica para a Credos, e tem algumas novidades a revelar. A verdade, porém, é que estava sobrecarregado.
Continuo tentando uma bolsa em França. Sinto que estes anos que estão correndo são decisivos na minha vida. Em 1957 e 1958 tomei três decisões capitais, que estava adiando há anos: a operação, a separação, e a rescisão do contrato com o Jornal do Foro. Mas isso é o que menos importa. O que eu quero é levar o mais longe possível a minha fase de aprendizagem; e, enquanto puder, renovar-me. Para isso seria muito útil a ida ao Estrangeiro. Mas há uma coisa em que precisos também de me renovar: é habituar-me a pensar menos em mim próprio. O meu pai, que é um homem perspicaz (só à distância o vejo), dizia, quando eu era miúdo, que eu tinha uma palavra constante na boca: - «Eu, eu, eu».

Sem comentários: