quinta-feira, 12 de agosto de 2021

OLHAR AS CAPAS


O Pregador

Erskine Caldwell

Tradução: Dulce Rebelo

Colecção: Livros de Bolso nº 29

Publicações Europa-América, Lisboa, Abril de 1972

O automóvel, uma caranguejola coberta de lama, rolava pela estrada e veio parar, junto da magnólia. O homem alto e magrizela, que parecia ter vivido no racionamento desde o dia em que deixara o peito materno, estava sentado, lúgubre e imóvel. De mãos agarradas ao volante. Os seus olhos fixavam a linha descaída dos vedados em frente.

Clay Horey inclinou-se para diante do seu cadeirão, na varanda, franzindo os olhos para atenuar a reverberação faiscante do Sol na brancura da areia, e procurou ver quem chegara. Por um momento não conseguiu convencer-se de que tinha visto alguém.

Ali sentado, na varanda, a olhar, para aquela terra seca e sem cor, habituara-se a duvidar, às vezes, dos seus próprios olhos.

- O diabo da chicória enfraquece a vista à gente no Verão – murmurou. – Um dia destes tenho de passar a tomar um prato de cereal. Parece que não há nada já que aguente um homem acordado.

1 comentário:

Seve disse...

Tenho uma edição da Portugália Editora, autografada pelo autor, em 08.10.1959, quando Erskine Caldwell esteve em Lisboa, e que me foi oferecida por um amigo poeta, entretanto já falecido, que trabalhou na Portugália.
Este livro é excelente como são excelentes todos os livros que ja li deste magnífico escritor!