terça-feira, 17 de agosto de 2021

AS COISAS QUE PERDEMOS FALAM POR NÓS


Patti Smith também andou às voltas por um casaco. Recordamos o texto em que o invoca e que aqui foi publicado quando andámos a ler o M Train:

«As coisas que perdemos choram por nós? As ovelhas elétricas sonham com Roy Batty? Será que o meu casaco cheio de buracos se vai lembrar dos momentos maravilhosos que passámos juntos? Dormir em autocarros de Viena a Praga, noites na ópera, passeios junto ao mar, o túmulo de Swinburne na Ilha de Wight, as arcadas de Paris, as cavernas de Luray, os cafés de Buenos Aires. Uma experiência humana entrelaçada nos seus fios. Quantos poemas sangram das suas mangas esfarrapadas? Distraí-me dele por um momento, atraída por outro casaco mais quente e mais macio, mas de que eu não gostava muito. Porque perdemos as coisas que amamos e coisas que nos são indiferentes se agarram a nós, podendo tornar-se, depois de morrermos, símbolos de valor que tivemos?

E então ocorreu-me uma coisa. Talvez eu tenha absorvido o meu casaco. Acho que devia estar-lhe grata, tendo em conta o seu poder, por o meu casaco não me ter absorvido a mim. Se assim tivesse sido, eu não teria senão mais uma coisa desaparecida, atirada para uma cadeira, balançando cheia de buracos.

As nossas coisas perdidas de regresso aos sítios de onde vieram, às suas origens absolutas: um crucifixo de volta à árvore de onde saiu ou os rubis de volta à sua casa no oceano Índico. A génese do meu casaco, feito de lã delicada, a girara ao contrário nos teares, de volta ao corpo de um carneiro, um carneiro preto um pouco afastado do rebanho, a pastar na encosta de uma colina. Um carneiro a abrir os olhos para as nuvens que, por momento, se assemelham às costas cheias de lã de outros iguais a si.»

Patti Smith em M Train

Sem comentários: