sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

BLOGUEANDO POR AÍ

A 27 de Janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

 O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.

Ana Cristina Leonardo colocou no seu blogue a imagem que encima este texto, a respectiva citação em inglês, e nós, por aqui, fizemos, à lepra, a tradução:

«O museu de Auschwitz disse na quarta-feira que, por causa da guerra na Ucrânia, a Rússia será excluída da cerimônia que marcará os 78 anos desde que o Exército Vermelho libertou o campo de extermínio nazista.

“Dada a agressão contra uma Ucrânia livre e independente, os representantes da Federação Russa não foram convidados a participar da comemoração deste ano”, disse à AFP Piotr Sawicki, porta-voz do museu no local do antigo acampamento.»

3 comentários:

Seve disse...

Para além de todas as (inumanas e injustificáveis) razões que actualmente possam existir, pergunto/saliento: o Museu existiria se não fôsse o Exército Vermelho?

Sammy, o paquete disse...

É na sua pergunta que resiste o busílis desta questão. Aos poucos, dramaticamente estão a perder-se as perspectivas históricas das vidas dos povos. A cultura russa não tem nada a ver com o analfabetismo que vai imperando, nada a ver com esse terrível personagem que dá pelo nome de Putin, qual Goebbels dos tempos de hoje que mal ouve a palavra cultura já está de pistola engatilhada.
São terríveis os dias que vamos palmilhando.

Seve disse...

Sem dúvida Sammy, uma terrível verdade bem real.