quinta-feira, 20 de abril de 2023

A VONTADE DO PARLAMENTO, NÃO OUTRAS VONTADES!

«O presidente percebeu que mais um pedido de fiscalização voltaria para trás e optou por um falso veto político. O único objetivo de Marcelo é ficar de bem com a sua consciência de católico, sendo obrigado a promulgar.

Porque faz Marcelo isto? Porque o seu compromisso, neste caso, não é com o país, com as suas funções ou sequer com as suas convicções políticas. Se fosse, aceitaria que a lei mais escrutinada e revista da nossa história democrática, com maioria parlamentar larguíssima, passasse depois de ter deixado claríssima a sua oposição. O seu compromisso é com a sua fé. É com o que ele julga ser a vontade de Deus. E quando isso acontece na política é sempre inevitável um impasse. A fé não negoceia, não transige.

 Na realidade, o único objetivo de Marcelo é ficar de bem com a sua consciência de católico e ser obrigado a promulgar sem “culpa”. O que não nos diz nem deveria dizer respeito. Assim sendo, cabe à Assembleia da nossa República laica fazer avançar uma lei com larguíssima maioria parlamentar e total legitimidade democrática. Infelizmente, as resistências do Presidente deixaram de ser políticas, para serem pessoais.»

Daniel de Oliveira no Expresso

Sem comentários: