quarta-feira, 26 de abril de 2023

RELANCE

(para «Poesia – IV» de José Gomes Ferreira)

 

Há dias um poema repentinamente teu

veio em cascatas de luz

morder-me a boca.

 

eu poderia inscrever palavras sobre o sangue

que se assomou em mim (chamando-lhe

nomes como corola, estrelas e cometas).

 

poderia dizer que vi aves de sombra

a deslizarem o chão em cada espaço

conquistado pela vida das palavras,

 

ou astros como áticas colunas

a atraírem a terra de luz

ao que nós ocupámos de azul e de poetas.

 

mas não quis. o peso das palavras

sabe a sangue. E o rumo dos rios

a descobertas de naufrágio.

 

direi só: há dias um poema repentinamente teu

veio em cascata de luz

morder-me a boca

 

ou foi a tua voz que encheu

meu gosto de te ler.

(1971)

João Tomás Parreira

Sem comentários: