segunda-feira, 23 de março de 2015

OS IDOS DE MARÇO DE 1975


23 de Março de 1975

NUMA ASSEMBLEIA, realizada em Sacavém, foi aprovado que uma comissão directiva provisória passou a gerir o Sindicato dos Metalúrgicos do Distrito de Lisboa, que conta com 64 mil associados.

O DECRETO-lei nº 238/75 torna obrigatório o seguro de responsabilidade civil automóvel a partir de 1 de Julho.

MAIS DE 400 trabalhadores da RTP aprovaram uma moção na qual manifestam o maior apreço pela integridade e rectidão de conduta do major Ramalho Eanes e pedem que ele volte a dirigir a empresa.
Ramalho Eanes demitiu-se após saber que, na reunião plenária do MFA, realizada na madrugada de 12 de Março, o seu nome surgiu entre os acusados de envolvimento na tentativa de golpe militar do 11 de Março.

O CONSELHO da Revolução não aceitou o símbolo partidário da FEC (ML), com vista às eleições do próximo mês de Abril, porque considera que esse símbolo, bem como o da UDP, podem confundir-se com o do PCP.
O mesmo decidiu em relação à Frente Socialista Popular cujos símbolos foram considerados demasiado semelhantes aos do PS.
A foice e o martelo são o símbolo internacional do comunismo, não são uma marca registada de qualquer mercadoria capitalista, disse o dirigente da UDP Vladimiro Guinot.

O MINISTÉRIO da Educação e Cultura determinou a substituição imediata de todos os directores escolares do continente e ilhas adjacentes.


Fontes:
- Acervo pessoal;

Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: