terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

VELHOS RECORTES


Em arrumações, fui dar com uma caixa em que, no meio de himalaias de papelada encontrei, algumas crónicas sobre vinhos e comidas de José Quitério publicadas no Expresso.

José Quitério é um homem de cultura, telúrico, ético, que por finais do ano de 2014 teve de deixar de fazer as suas crónicas de apreciador de comida, como ele gostava de dizer em vez de gastronomia, que é palavra gasta e confusa.

Disse, então ao Baptista-Bastos: «Estou quase cego.»

Foram 38 anos a deliciar-nos com escrita de mestre e era a única coisa que valia a pena ler no semanário de Pinto Balsemão.

Esta crónica sobre a Solmar, foi publicada no Expresso de 8 de Fevereiro de 2014.

3 comentários:

Seve disse...

"O LIVRO DE BEM COMER" do José Quitério é um dos mais belos livros que conheço. Fantástico. Creio que estará esgotado e, com grande pena minha infelizmente, não o possuo.

Sammy, o paquete disse...

Todo o pouco que sei sobre comeres e beberes devo a José Quitério. No comer e no beber tudo deve ser simples. Que gosta de cozinheiros e não de «chefs», que disse que, no tocante a vinhos, é como o Natal… é como o homem quiser, e assim determina o que lhe apetece com certo prato.
O resto são negociatas fatelas ou histórias para camelos…
Quanto ao livro, com um pouco de paciência, encontra-o em alfarrabistas, ou nesses sites que vendem livros usados pela internet.

Seve disse...


"O resto são negociatas fatelas ou histórias para camelos…"

Como eu gosto da verdade!