sábado, 24 de julho de 2021

UM CERTO PÂNICO

9 de Janeiro de 1967

Durante certas leituras noto às vezes, com pânico, a despreocupação com que salto palavras e períodos, sem me sentir aflito de não perceber o que leio.

Que significa verdadeiramente isto? Cansaço? Incapacidade de manter a atenção? Velhice impersistente? Carência vital?

Ou apenas busca rápida do que interessa à necessidade da minha sede – para então parar e beber com sofreguidão?

Claro que acabo sempre por me inclinar para esta hipótese – assim me consolo.

José Gomes Ferreira em Dias Comuns, Volume II

1 comentário:

Seve disse...

Creio que esta será uma característica de quem é um leitor.
Às vezes isto também me acontece, principalmente com um livro no qual depositava muitas expectativas e, sempre com a esperança de que o livro me comece a interessar (e a tentar perceber o que estou a ler) vou saltando linhas e linhas e às vezes até páginas mas o inevitável acontecerá-desistir a meio do livro (algo que me aborrece).