sábado, 31 de dezembro de 2022

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM...


 Os Estados Unidos e a União Europeia são as principais fontes de assistência financeira à Ucrânia. Estima-se que esse apoio ronde os cem mil milhões de euros o que corresponde a menos de metade dos gastos que o Catar teve para organizar o Campeonato do Mundo de Futebol.

1.

«Tornámo-nos uma sociedade de surdos», palavras de José Tolentino de Mendonça na homilia de Natal no Funchal.

2.

Dinheiro, almoços em bons restaurantes, electrodomésticos, viagens e até um presunto de Montalegre. Eram estes os subornos mais frequentes entregues a 13 funcionários da Autoridade Tributária, que estão a ser julgados em Lisboa, por praticarem actos que beneficiavam particulares necessitados de resolver situações junto da administração fiscal”, segundo a acusação do Ministério Público.

Entre estes funcionários há técnicos, chefes, inspectores e um advogado que exercia as funções de jurista especializado no Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros

3.

Devido ao custo da habitação quase 60 mil pessoas foram forçadas a deixar Lisboa nos últimos três anos;

4.

«No dia 12 Dezembro de 2020, no Twitter, André Ventura informou o país do seguinte: “Deus confiou-me a difícil mas honrosa missão de transformar Portugal.” O Criador, no âmbito da sua actividade de administrador do universo, teria dedicado algum do seu tempo a pensar omniscientemente em Portugal e, após observação cuidada, concluíra que o país precisava de uma transformação e que a pessoa mais bem colocada para a operar seria aquele comentador de futebol que discutia foras-de-jogo com Aníbal Pinto na CMTV. É este mesmo candidato, cuja carreira é patrocinada por um ser omnipotente, que se queixa de não ser convidado por um palhaço para um programa de entretenimento. Talvez a ERC devesse recomendar a Nosso Senhor a necessidade de compensar os outros candidatos. Se necessário, evidentemente.»

 Ricardo Araújo Pereira

5.

«Marilyn Monroe. Em Quanto Mais Quente Melhor, obra-prima de Billy Wilder, Marilyn faz do seu corpo o que quer, mostra e tapa, insinua e provoca; metido num apertado vestido preto e em cima de uns saltos altos, o posterior dela faz resfolegar um comboio no mais hiperbólico jacto de vapor que o cinema já viu. Quem está na sala de cinema – aconteceu-me, aconteceu-me! – levanta-se e grita: “Pára, pára, mais não, mais não!” São gritos desvairados e deslumbrados. E chega o momento em que Marilyn beija Tony Curtis. Eis o que quero dizer: Marilyn beija de chulipa. Tony Curtis é, no filme, um milionário, e os beijos de Marylin são sumptuários, de calcanhar. Ela beija já e só o prazer de beijar e Tony Curtis confessa que sente os dedos dos pés como se estivessem num barbecue a fogo lento.»

Manuel S. Fonseca em A Página Negra

Sem comentários: