terça-feira, 20 de junho de 2023

OLHAR AS CAPAS


Cinza, Agulha, Lápis e Fosforozitos

Robert Walser

Selecção, tradução e prefácio: Ricardo Gil Soeiro

Capa: Cornelis Norbertusa Gijsbrechts, Uma Porta de Armário Aberta

Colecção: Gato Maltês

Assírio & Alvim, Lisboa, Março de 2023

Se tudo no mundo fosse novo e estivesse em ordem, deixaria de querer viver e matar-me-ia, Tenho quase o mesmo receio quando penso que tenho de conhecer alguém sofisticado e instruído. Ao temer que eu apenas o posso perturbar, não lhe sendo proveitosos ou agradável, um outro temor se aviva dentro de mim, nomeadamente (para falar abertamente) o de que também o senhor possa ser um estorvo, tornando-se imprestável e desagradável. Há uma alma na condição de cada um de nós; e o senhor precisa absolutamente de tomar conhecimento, e eu não posso deixar de informá-lo que eu prezo muito aquilo que sou, por muito escasso e pobre que isso seja. Considero toda a inveja uma estupidez. A inveja é uma espécie de loucura.

Sem comentários: