sábado, 22 de dezembro de 2018

RELACIONADOS


Em Olhar as Capas surge a edição da casa de Podem Chamar-me Eurídice, adquirida já depois do 25 de Abril.
Mas a primeira leitura tinha ocorrido antes, livro emprestado pelo Carlos Alberto que era o campeão da rua no que tocava a livros «Fora do Mercado». 
Nunca revelou como os obtinha mas ninguém se preocupava com o pormenor.
Um livro de que gostei muito e que me marcou. 
Reli-o agora e continuo a achá-lo um livro muito bonito, maravilhoso mesmo.
Uma história de amor que tem no contexto histórico a vivência da clandestinidade e repressão da subversão universitária dos anos 60. É também uma metáfora do assassínio do escultor José Dias Coelho, abatido a tiro por agentes da PIDE.
Na etiqueta «José Dias Coelho» deste blogue, encontrarão evocações desse hediondo crime.
E este é o texto com que um qualquer major de cavalaria determinou a proibição do livro:

«Trata-se de um romance de amor entre estudantes universitários, cuja acção se situa num ambiente subversivo e com alguma imoralidade, em que o A. manifesta o propósito de exteriorizar o seu espírito de facção.
Vão assinaladas as passagens das páginas  3º6 a 38, 50, 51, 71 a 76, 100, 103, 109,115, 129, 130, 139 a 141,  153, 174, 175 e 204 até à última página.
É pois de proibir a circulação deste livro dada a sua índole acentuadamente revolucionária e o despudor que o caracterizam.

O leitor

José de Sousa Chaves

Major»

No posfácio a Podem Chamar-me Eurídice, escreve Orlando Costa:

«Durante quasi 50 anos – dos quais o autor partilhou 23 – a Censura cresceu num grande corpo tentacular, opressor de pensamento e voz, para acabar interdirá à porta das nossas casas. E em plena praça pública. Escritores de caneta e lápis, de máquina de escrever ou esferográfica, hoje sabem que a arte e a cultura oprimidas e reprimidas defendem-se com armas.»

Legenda: Orlando Costa

Sem comentários: