terça-feira, 25 de dezembro de 2018

RELACIONADOS


- Há quanto tempo tem estes livros, sr. Priam? – perguntou Ellery.
- Há… Há quanto tempo os comprei eu, Delia?
- Foi pouco depois do nosso casamento.
- Para enfeitar uma biblioteca são precisos livros, não é verdade? Chamei um tipo. A quem mandei medir o comprimento total das prateleiras e trazer-me depois os volumes necessários para as encher. «Quero o melhor em tudo», disse eu ao homenzinho. Quando ele voltou com o carregamento de cartapácios, atirei-lho à cara. «O melhor em tudo», foi o que lhe encomendei! Disse-lhe eu. Leve essa pacotilha e mande-a encadernar com tudo quanto haja de melhor no mercado – peles e o resto. Quero pagar, mas ficar bem servido. Senão, de mim não leva um chavo!»
- A sua ordem foi cumprida na perfeição – comentou Ellery. – Todos estes belos livros estão absolutamente intactos… Dir-se-ia mesmo que nunca foram abertos.
- Abertos! Para estragar as capas! Eu mandei avaliar a minha colecção. Vale uma fortuna! Proíbo, seja quem for, de folhear os meus livros!
- Nunca teve curiosidade de saber o que contavam alguns destes autores?
- Não tornei a ler um livro desde que saí da escola.

Sem comentários: