sábado, 12 de outubro de 2019

OLHAR AS CAPAS


Autópsia de um Mar de Ruínas

João de Melo
Capa: Manuel Rosa
Assírio &Alvim, Lisboa, Abril de 1984

Amor, eu não sei se dói. Caíu-me a arma das mãos e ninguém a virá recuperar para as mãos que tomaram o meu lugar na guerra. O meu último pulmão enche-se de uma agonia de corais, como quando os navios encalham nas rochas. Sei que o gelo é um sinal. Mas nada me dói mais do que sentir que as algas me enrolam. Revolvem-me no meio do lodo, com o tal derradeiro pulmão e chafurdar no pântano das águas silenciosas. Sei que virão os médicos, os helicópteros, o rosto tenso das aves com olheiras: alguém chamará pelo meu nome, abre os olhos, respira fundo, respira fundo. Só não sabem que o pulmão recebeu já a maré grossa das tripas e marulha numa cidade subterrânea. Abre pois os olhos, a folha espessa encontrará o sol; respira fundo, pois, respira fundo, para que não se atrevam as aves a pensar que estás pronto. Tens ainda um amor à espera, Tens uma memória para acusar. Tens um grito para deixar escrito ao cimo do mármore onde te vão gravar o nome: QUIS APENAS SEGUIR O CURSO DOS RIOS, PASSAR A PÉ AS MONTANHAS DO MEU PAÍS. AGORA VAI MORRER UM HOMEM. VAI MORRER UM PAÍS QUE MATOU UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL HOMENS NA GUERRA. COMO SERÁ A SUA MORTE?

Sem comentários: