sábado, 26 de outubro de 2019

OLHAR AS CAPAS



O Mundos dos Outros

José Gomes Ferreira
Capa: António Domingues
Colecção Os Livros das Três Abelhas nº 40
Publicações Europa-América, Lisboa, Junho de 1961

Cada qual agarra em mim a aparência que mais lhe convém. Há patetas que me julgam engraçadíssimo e outros que choram tédio mal envesgam a minha cara longa de gato pingado. Horrorizo meia dúzia de pessoas com a minha má-criação ao mesmo tempo que fascino outra dúzia com a amenidade de açúcar do meu temperamento. E depois de empolgar três ou quatro tolos com alguns discursos inteligentes, não me importo de exibir um solo de estupidez diante dum auditório de cretinos espertos. Nem me indigno quando aquele barrigudo me pergunta se persisto em ir todas as noites ao Estoril jogar roleta. Em compensação, outro, mais magro, imagina que deposito dinheiro nos bancos. E outro, ainda mais magricelas, prega-me sermões para me tirar da cabeça a ideia do suicídio.
Isto sem me referir aos que não desistem de louvar, na minha pessoa, o músico falhado, o ex-poeta do «Longe», o ex-advogado sem clientes, o tradutor de fitas, o ex-cônsul, o jogador de barra, o homem que mete o dedo no nariz ou o neurasténico dos nervos enrodilhados.
A única divergência entre mim e a nuvem é que o pobre farrapo de vapor de água desliza pelo céu desprendido e alheio à opinião dos olhos dos homens...Mas eu não.
Eu colaboro.
Consciente ou inconscientemente, adapto-me às opiniões provisórias dos outros. Entro nas mil comédias do ramerrão diário, sem me enganar nos papéis ou confundir personalidades.
Graças ao meu profundo talento de Proteu, nunca os palermas que me julgam tímido, assistiram a um rasgo de revolta da minha parte. Nem os que me consideram abaixo da craveira normal puderam arrepender-se do seu juízo a respeito da minha imbecilidade.
Sou sempre o que eles querem: bom, mau, epiléptico, rude, cínico, amargo, bêbado, terno, violento, filosofo, íntegro, puritano, devasso, pianista, sonâmbulo, tudo...
Só nunca fui uma coisa: eu próprio.
Mas esse é um dos muitos segredos que hei-de levar para a sepultura.

2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia. Acredito que seja um livro muito saudável de ler.
.
^^^ Exausta Saudade ^^^
.
Tenha um Sábado feliz

Seve disse...

Tenho um livro autografado do José Gomes Ferreira. Era um homem muito engraçado muitíssimo distraído, com um grande sentido de humor; era muito, muito parecido com o Manuel da Fonseca.