quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CANÇÕES PARA O MEU PAI


Algumas cassettes perderam-se, restam apontamentos em que anotava as canções a colocar, os alinhamentos a fazer, o resto é a memória, e a memória, meus caros, é algo levado da breca.

Ainda há dias coloquei aqui um Postal Sem Selo com uma frase do José Saramago tirada de uma carta sua para José Rodrigues Miguéis:

As terras da memória estão sempre por descobrir.

Das canções de Patxi Andion gravadas para o meu pai, apenas funciona a memória, já tão débil… tão débil… uma memória que se dizia de elefante, porque dizer é fácil…

Mas esta canção Verde, dedicada por Patxi Andión a Lorca, estava lá de certeza.

A canção faz parte do álbum «Como El Viento Del Norte, editado em 1974 e dedicado a sua mãe, Consuelo González.

O meu pai gostava muito de Federico Garcia Lorca, ao ponto de encomendar, na Livraria Clássica Editora, nos Restauradores, por baixo do então Cinema Eden, as Obras Completas editadas pela Editora Aguilar.

Lembro-me, finais de anos 60, que o livro demorou a chegar, o meu pai chegou a pensar que o livro nunca chegaria, mas chegou.

Faz parte da biblioteca da casa e trata-se da décima edição, datada de 1965.

Excerto do discurso de Aceitação do Prémio Príncipe das Asturias, proferido por Leonard Cohen em 21 de Outubro de 2011:

«Já conhecem a minha profunda relação e convivência com o poeta Federico Garcia Lorca. Posso dizer que, nessa altura, era um jovem, um adolescente, sedento de encontrar a minha voz; estudara os poetas ingleses, conhecia bem as suas obras e copiava os seus estilos, mas não conseguia encontrar a minha pro´ria voz. Só quando li, mesmo traduzidas, as obras de Lorca é que percebi que havia ali uma voz. Não copiei a sua voz; nunca me atreveria. Mas ele autorizou-me a encontrar uma voz, a localizar essa voz; ou seja a localizar um eu, um eu que não estivesse resolvido, um eu que lutasse pela sua própria existência.»

Federico Garcia Lorca teve uma profunda influência na vida e na carreira de Leonard Cohen.

Quando a sua filha nasceu, chamou-lhe Lorca Sarah Cohen.


Legenda: reprodução parcial do encarte de Como El Viento Del Norte.

Sem comentários: