segunda-feira, 15 de março de 2021

O OUTRO LADO DAS ESTANTES

Naqueles livros guardados nas outras margens das estantes, recupero hoje um guia prático para quem, em tempos muito recuados, queria fazer pequenas reparações, colocar uma tomada, ajeitar um interruptor. 

Memorandum do Electricista

Daniel Marques

Edição de Autor, 1924

O livrinho tem um Prefácio do Autor que se transcreve, respeitando a grafia da época:

«No firme propósito de contribuir da classe a que me honro de pertencer, publiquei este meu rudimentar trabalho, apar vos auxiliar por vezes a memória nas resoluções dos vários problemas da aplicação da electricidade.

A gradeço-vos a deferência que haveis dispensado à primeira edição d’este meu livro, que se não está mais completo não é por falta de vontade, porque n’elle se encerra toda a minha franca lealadade de vos querer auxiliar no máximo.

Esta edição de alguns milhares é como vêdes a segunda que se publica, afim de satisfazer a vontade manifestada pelos nossos colegas do Brazil e àfrica de possuirem um “Memorandum do Electricista”.»

                                                                                                   O Auctor.

2 comentários:

Seve disse...

Ó Sammy, creio que auctor nunca se escreveu com c antes do t; actor sim, mas auctor acho que não- ou estarei equivocado?

Sammy, o paquete disse...

Não tenho meios para o ajudar, caro Seve.
O livrinho é de 1924, e o autor assim assinou a sua pequena nota de apresentação, e tanto quanto se pode concluir, à distância de quase um século, possivelmente estava mais preocupado com a qualidade do seu trabalho como técnico electricista do que com o português.