domingo, 28 de março de 2021

OLHAR AS CAPAS


Comércio com o Inimigo

José Rodrigues Miguéis

Capa: Armando Alves

Colecção Duas Horas de Leitura nº 21

Editorial Inova, Porto, Julho de 1973

Fico de novo só entre as vozes electónico-angélicas, em plena multidão dos vivos, eu, que sonhei ressuscitar os mortos (ou ressuscitar-me dentre eles). Recomeçar a cada instante, ou periodicamente, a vida nova: não é essa a mensagem do Santo Solstício? Por isso o festejamos. A vida que perpetuamente renasce das cinzas que somos, o Cristo dentre os mortos, o eterno devir, a esperança ou certeza do dia, quando a noite nos afoga. Mas hoje não, é tarde. Agora é tarde. Há quantos anos eu aturo isto! Tudo a recomeçar, noutro plano e talvez noutra vida, noutro mundo. Eu passo e eles ficam. (Como elas!) Deixá-los ficar. O meu Natal é outro, é outra a minha Cruz. Vou sempre em sentido contrário, incoincidente.

Desço a Quinta Avenida, a gente vai rareando, a luz e o amor decrescem, como as decorações. Até que mergulho de novo nos bairros obscuros, calados e desertos.

Afinal não me ocorreu a ideia! Paciência, talvez para o ano que vem.

Ainda não é hoje que escrevo, o Conto Alegre de Natal.

Sem comentários: