terça-feira, 21 de setembro de 2021

OLHARES


Gosta de tabernas, tascos, casas de pasto, nunca snacks ou o que se assemelhe.

Como escreveu Baptista-Bastos em O Cavalo a Tinta-da-China:

«As tabernas antigamente. As tabernas eram sítios onde as pessoas não se esqueciam de si próprias. Sítios onde as pessoas falavam e eram ouvidas. Sabes?, eu era miúdo e gostava de ver os homens a beber copos de vinho. Bebiam os copos de vinho, assim, de repente, sem parar, e eu não percebia o prazer que eles tinham em beber assim, de um trago, sem parara, só mais tarde é que percebi, ficavam sem cólera e sem tranquilidade, bebiam apenas, de um trago, vinho tinto em copos de três. As tabernas eram sítios de prazer, uma reserva de conivências aonde os homens iam com prazer e sem preocupações.»

Na recente viagem que fez por terras do Dão, contaram-lhe que em Viseu ainda existia um tasco à maneira antiga.

Não hesitou e moveu as pernas até ao Senta Aí.

Começou por torcer o nariz porque, ao primeiro olhar, a coisa cheirou-lhe a snack, mas entrou e de imediato constatou que o por lá se manja é de tasca antiga de tempos idos, tempos difíceis.

 Olhem o menú e mais abaixo o recorte do livro de Antenor Santos:


Comeu uma sandes de isca com cebolada, ainda olhou os filetes de bacalhau e de polvo, mas o dono já deixara o sinal que fechava às oito e o viajante tinha pensado que as portas encerravam tarde, ou nunca.

Mas saiu satisfeito com o pouco que consumiu a que se juntou, a elegância e o bom gosto que os fininhos servidos – sempre dois dedos de espuma -  eram «Sagres».

Ainda o tempo de olhar as paredes e retirar citação de Antenor Santos, no seu livro Rua Direita Vida Torta,  em que o autor se lamenta dos idos tempos velhos de Viseu:


Bem como de alguém de fé, que mesmo depois de morto, espera um dia voltar aos sítios onde foi feliz:


No acto de pagamento da conta o dono, pedindo desculpa pela eventual pornografia, pediu licença, «se os senhores e senhoras não se ofenderem», para oferecer uma «gracinha» que um cliente da casa, concebeu, desenhou e fez calendário de bolso para o ano de 2021.

Aqui fica:


Sem comentários: