sexta-feira, 27 de abril de 2012

JANELA DO DIA


1.

O economista e Nobel Joseph Stiglitz, considerou que a austeridade na Europa está a empurrar o velho continente para o suicídio.

Em causa as medidas de austeridade que atingem os 450 mil milhões de euros, aplicadas pelos 27 no meio de uma crise financeira mundial.

Caso a Grécia fosse o único país europeu a aplicar medidas de austeridade, os responsáveis europeus poderiam ignorá-lo, mas com o Reino Unido, a França e todos estes países a sofrer a austeridade é como se fosse uma austeridade conjunta e as consequências económicas vão ser duras, alertou.

2.

Manuel António Pina, numa das suas últimas crónicas no Jornal de Notícias referia o ministro da economia Álvaro Pereira:

Agora que vivazmente se preparava para argumentar com a média europeia para reduzir ainda mais o valor das indemnizações por despedimento, veio o Eurostat lembrar-lhe que os custos do trabalho em Portugal já vão em menos de metade da média europeia e nem assim os seus queridos empresários são mais "competitivos". Eu ia à bruxa.

3.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses considerou escandaloso e vergonhoso o fim da televisão analógica, afirmando haver um conjunto muito grande de cidadãos, principalmente em municípios do interior, que ficaram sem acesso à informação.

A Associação é deopinião que este programa foi todo montado para privilegiar uma empresa, para privilegiar a Portugal Telecom e mais nada".

4.

A nova taxa sobre o comércio alimentar vai afectar entre 1600 a 1800 lojas de todo o país e terá um impacto directo nos preços praticados no retalho, dos supermercados aos hipers.

Assunção Cristas, ministra da Agricultura, adiantou que o Governo quer cobrar uma contribuição anual, definida em portaria, entre cinco a oito euros por metro quadrado.

É uma taxa nova com um impacto diminuto e incidirá sobre as superfícies da grande distribuição. Os estabelecimentos comerciais abaixo de 2000 m2 estarão isentos., disse a ministra

Com este imposto, o governo estima encaixar 12 milhões de euros.

Sem comentários: