terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ESCRITA E VIDA CONJUGAL


Eu formei-me em Medicina, mas não me deixavam ir para os hospitais por razões políticas, e tinha de ganhar a minha vida. A certa altura – foi o Arnaldo que me arranjou – fazia traduções técnicas para a Sandoz, e muitas vezes ia a casa do Alexandre já quando ele vivia na Rua do Jasmim, numas águas-furtadas. Uma tarde fui lá. Ele batia à máquina e íamos traduzindo, e conversávamos disto e daquilo – era muito difícil fazer o trabalho, volta e meia dava-lhe uma maluquice qualquer. Estávamos ali e aparece a Noémia e diz: «O que é que vocês querem jantar?» O Alexandre vociferou: «Não me chateies, não Vês que estamos a trabalhar!? «Olha é o seguinte: estava a fazer um empadão de carne. Querem com arroz, puré de batata ou massa?» O Alexandre vociferou mais um bocado e eu disse: «Ó Noémia não tem importância. Faz com massa.». «Massa não tenho.» O Alexandre gritou. Eu disse: «Não tem importância nenhuma. Faz com arroz.» «Arroz não tenho.» «Com batata.» «Não tenho batata.» O Alexandre ia crescendo. Eu disse: «Não tem importância. Com essa carne e com uns ovos, fazes uma omoleta.» «Não tenho a carne», disse a Noémia, «mas há uma tasca aqui em baixo, e compro uns ovos e umas salsichas.» Foi o que nós jantámos. O Alexandre manteve uma grande ternura pela Noémia,

Sem comentários: