terça-feira, 23 de dezembro de 2014

OLHAR AS CAPAS


Dicionário de Música (Ilustrado)

Tomás Borba e Fernando Lopes Graça
Capa: Martins Correia
Edições Cosmos, Lisboa, Dezembro de 1962

Alguns anos antes da sua morte, por volta de 1945, confiara-nos o Padre Tomás Borba, nosso antigo e respeitado professor no Conservatório, que com a sua amizade nos distinguia, o grosso volume dactilografado do seu último trabalho musicológico, o Dicionário de Música, para o qual ainda não havia encontrado editor. Convictos tratar-se de uma obra a todos os títulos notável, que à nossa parca cultura musicológica trazia uma contribuição valiosa, chamámos para ela a atenção de Bento Jesus Caraça, que a morte havia tão prematuramente de roubar tempos depois ao convívio dos seus amigos e à vida intelectual do País, procurando interessá-lo, como director da «Biblioteca Cosmos», na sua publicação.
O espírito largo e generosos de bento Jesus Caraça, de quem o próprio Padre Borba nos dizia que era «um homem de grande valor», imediatamente se interessou de facto pelo caso, começando a estudar connosco, e com o assentimento do Autor, a possibilidade de dar realização à obra.
Considerando que o trabalho original era apenas de índole técnica e histórica e que, para melhor êxito junto do público, conviria ampliá-lo com matéria biográfica, expusemos esta ideia ao Padre Borba, que com ela concordou, alegando, porém, estar já por de mais avançado em anos para poder ele mesmo proceder à de certo modo pesada tarefa dos complementos biográficos; e propôs-nos, num gesto de amizade e confiança que muito nos penhorou, nos encarregássemos nós dessa parte do Dicionário. Por seu turno Bento Caraça aceitou amàvelmente a sugestão, e assim se assentou em que a obra fosse um trabalho de colaboração.

(Do prefácio de Fernando Lopes Graça)

Sem comentários: