terça-feira, 14 de abril de 2015

OS IDOS DE ABRIL DE 1975


14 de Abril de 1985

VAI A MEIO a campanha eleitoral para a Assembleia Constituinte.

Comícios, sessões de esclarecimentos, comunicados e mais comunicados, um frenesim que os portugueses, por completo, desconheciam.

Segundo a 5ª Divisão do EMGA a população portuguesa está a ser traumatizada em resultado das palavras intempestivas e de alguns casos de violência física.

A Igreja, essa, esqueceu o silêncio em que viveu em plena ditadura, e aproveita os púlpitos para propaganda aos partidos de direita. Em qualquer capela perdida algures nos montes transmontanos talvez se recorde que os comunistas continuam a comer criancinhas ao pequeno-almoço.
Em Fátima, Suas Excelências os bispos portugueses, reunidos em Assembleia Plenária do Episcopado Português, exortam os católicos a não votarem em branco, que escolham partidos cujos programas apontam para as vias do ódio e da violência ou da aventura utópica, e que os cristãos devem acautelar especialmente os valores que mais directamente se prendem com o seu destino temporal e eterno.

O que está vedado aos católicos é dar o voto a partidos que, pelos seus princípios ideológicos, pelos objectivos e processos que preconizam, ou pela realização histórica para que tendem, se lhes afigurem incompatíveis com a concepção cristã do homem e da sua vida em sociedade.


MAIS DE 15.000 TRABALHADORES rurais pediram em Beja a expropriação dos grandes latifúndios no Alentejo. PCP, MDP/CDE e MÊS apoaram a manifestação convocada pelos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Beja.

FOI HOJE ENTREGUE ao Presidente da República, pelo advogado Afonso Baptista de carvalho, uma petição relativa ao Divórcio e ao Direito de Família. Objectvos principais da iniciativa. O restabelecimento do divórcio por mútuo consentimento; a revogação do artigo 1.636 do Código Civil, que permite a anulação do casamento por alegada falta de virgindade da mulher; o reconhecimento a esta do poder de decisão sobre os filhos, acerca dos quais tem apenas o direito a ser ouvida; e a proibição de que a ilegitimidade ou perfilhação constem das certidões de nascimento. Entre as outras numerosas medidas, pede-se ainda a revogação das normas que restringem a concessão de autorização para casamento de militares com mulheres divorciadas.


Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.
- Os Apontamentos de José Saramago

Sem comentários: