quinta-feira, 16 de abril de 2015

OS IDOS DE ABRIL DE 1975


16 de Abril de 1975

O CONSELHO DE MINISTROS decidiu nacionalizar as indústrias básicas e de transportes:
CP, TAP, Companhia Nacional de Navegação, Companhia Transportes Marítimos, Siderurgia Nacional, Cidla, Sonap, Petrosul, Sacor, Soponata e catorrze empresas de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica.
Um passo decisivo susceptível, escreve o República de consequências extraordinárias para a construção de uma sociedade digna e justa.
O ministro da Indústria e Tecnologia, João Cravinho, anunciou que estão em estudo medidas de controlo, incluindo a nacionalização, quando apropriado, dos principais empreendimentos mineiros, das indústrias de tabacos, cervejas, celulose, adubos. Os cimentos, as metalomecânicas pesadas, a construção naval, a indústria farmacêutica e a Petroquímica.
Até ao final do ano, Mário Murteira, ministro do Planeamento e Coordenação Económica, garantiu que géneros de primeira necessidade não serão aumentados:  pão, carne, leite, açúcar, azeite, farinha, frango, bacalhau.

UM ENXAME DE GENTE, dizendo-se civilizada, democrata-cristã, tem vindo a escandalizar-se com a ocupação de casas que, por cidades, vilas e aldeias, estavam abandonadas, ocupadas por gente  que não tem onde dormir.
Escandalizados, depois de terem convivido, durante 48 anos, tão docemente com a ditadura, a pide, os tribunais plenários, a guerra colonial,,,

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: