quinta-feira, 17 de setembro de 2015

UMA CERTA LISBOA


Num amontoado de papelada, à espera do dia-de-são-nunca-à-tarde para ser visto e revisto para um destino nunca definido, encontrei esta fotografia do Terreiro do Paço.

Foi publicada no DNA mas, lamentavelmente o recorte não tem data, nem o nome do autor da fotografia. A culpa é minha não do DNA. Talvez Joshua Benoliel mas é algo a necessitar confirmação.

Uma Lisboa de que me lembro, em que ainda havia carroças, polícias sinaleiros –  o Natal do Sinaleiro, as empresas, os automobilistas iam depositando presentes em redor do estrado redondo – ardinas, marçanos com grandes cestos às costas, varinas, padeiros, leiteiros, os electricos serpenteavam por toda a cidade, petrolino à porta, que também vendia lixivia e coisas assim, no Terreiro do Paço estacionavam os fotógrafos à la minuta, o Tejo era um mar de fragatas e os barcos para o Barreiro eram a vapor.

Lembro-me dos chineses, nas ruas da Baixa, a venderem gravatas, dos moços-corda-ao-ombro, nas esquinas da cidade à espera de alguém que lhe pedisse um mandado, de no Martim Moniz pelo Natal venderem-se perus, vindos do Alentejo e criados a bolota.

Já não sou é do tempo, dos aguadeiros galegos, mas ainda lembro as camionetas que, de Caneças, traziam água em bilhas de barro, nem das vacarias de que fala o José Gomes Ferreira no seu Irreal Quotidiano:


Na minha infância o leite jorrava mesmo dos odres das vaca e havia qualquer coisa de sagrado nesses bichos em que, segundo os antigos, Júpiter escondera por astúcia a pobre Io, para a livrar dos ciúmes de Juno.
Ordenhavam-nas diante de nós, nas vacarias. E, algumas vezes, até, ao ar livre das ruas, pois nesses tempos a cidade e o campo ainda se confundiam na igual doçura de trabalho espreguiçado.

Legenda: também não foi possível identificar o autor/origem da fotografia das vacas leiteiras. 

4 comentários:

roskopf disse...

A foto da praça do Comércio é de Cartier Bresson em 1955

sammy, o paquete disse...

Obrigado pela informação.
Um abraço.

T disse...

E a das vacas é do Joshua Benoliel.

sammy, o paquete disse...

Muito obrigado pela sua ajuda.
E desculpe o atraso no agradecimento.
Um abraço