segunda-feira, 28 de setembro de 2015

OS IDOS DE SETEMBRO DE 1975


28 de Setembro de 1975

O VERÃO QUENTE DE 1975 teve aspectos dramáticos, mas nenhum terá sido tão dramático como a pilhagem da Embaixada e do Consulado de Espanha em Lisboa.
Os edifícios foram completamente destruídos na sequeência de uma manifestação convocada, durante a madrugada do dia 26 de Setembro, por um comunicado da UDP, transmitido aos microfones do Rádio Clube Português. O comunicado apelava para uma concentração popular frente à Embaixada de Espanha com a finalidade de protestar contra as condenações à morte dos militantes da ETA julgados em Burgos e Madrid, por tribunais onde os advogados de defesa não puderam exercer os seus direitos.
Um novo comunicado, transmitido às cinco horas da manhã, refere os acontecimentos:
Foi um gesto de solidariedade para com os povos de Espanha de que o nosso povo se orgulha! Temos de continuar a luta!
Às 5 horas da manhã ainda são horas de estar a pé e de continuar a luta caso os carrascos assassinem os nossos queridos camaradas!
Que o fascista Franco pague bem caro pelos seus crimes.

OUTRO ACONTECIMENTO contribui para a instabilidade política: o cerco dos deficientes das Forças Armadas a São Bento.
Através dos microfones da Emissora Nacional, onde mantêm um “piquete de ocupação”, os dirigentes associativos dos deficientes fizeram um apelo a todos os elementos das barricadas das portagens de Sacavém, Vila Franca de Xira e Ponte Sobre o Tejo para que convergissem de imediato para São Bento.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: