quinta-feira, 14 de abril de 2016

METAFÍSICAS


Porque deixar-me a sós com uma espingarda
se ela se fez para vos matar?!
Não quero por ora tal destino
nem a voz se abriu para me calar.
O que desejo? Dêem-me licença
de não estar de acordo nem comigo
quando quero carne e me dão peixe
ou – passe a moda – à mesa troco
a arte mais nova pela antiga.
O importante – sentir-me constante
e favorável a todo o capricho
que for d’encontro à minha vontade,
ou, pelo contrário, a contradiga.
De resto, amigos, não me atrasem
com respostas e perguntas vossas,
nem com pedidos insignificativos
que me deixam perdido a horas mortas.
Se quiserem matar-me, não me importo,
se entanto tiverem tento e cortesa,
mas não esqueçam as vossas espingardas,
que a minha só dispara em poesia.
Quando quero peixe e me dão carne
vou comprá-lo a outra freguesia.
E quanto à arte tenho a que me agrada
sem que por isso renegue a fantasia.

Ruy Cinatti

Sem comentários: