terça-feira, 3 de maio de 2016

OLHAR AS CAPAS


O Deserto Habitado

Júlio Conrado
Capa: Dorindo de Carvalho
Prelo Editora, Lisboa, 1974

Há tempos, o professor Olívio perguntou-me:
- Que esperas vir a ser quando fores crescido?
- Revisor de comboios – respondi.
O professor Olívio não foi capaz de esconder a sua surpresa:
- E por quê, não me dirás?
- Para me fartar de andar de comboio. Não é maravilhosos viajar durante o dia inteiro?
Se calhar respondi assim porque só vou à capital uma ou duas vezes por ano. Esplêndida aventura, a de me deslocar no comboio eléctrico tão veloz, tão limpinho, tão diferente do correio ronceiro e carvoento da minha terra. Que sensação estupenda, quando à saída de Caxias, deslizo vertiginosamente ao lado do Tejo e quase lhe toco as águas. O comboio transforma-se num navio que corre, corre, corre, isto é, navega, serpenteia aqui, serpenteia acolá, rechaça o ímpeto das vagas que nos dias de temporal se atiram, à falsa fé, contra a muralha e depois contra ele. Admiro a força das ondas mas comparo-as um pouco à brutalidade do Artur. É por isso que nesses dias esmago o nariz e a boca contra a vidraça da janela (visto conhecer a grotesca feição que aparece ao lado de fora) para troçar delas ao Vê-las bravas. Logo que chega à Cruz Quebrada o meu barco passa de novo a ser o meu comboio.

Sem comentários: