quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


O título, em português, deste livro de Erle Stanley Gardner fez-me lembrar um filme de Alfreed Hitchcock The Trouble with  Harry que em português se chamou O Terceiro Tiro.

É um filme delicioso de graça e em que o humor negro de Hitchcock anda completamente à solta.

Nas suas conversas com François Truffaut, Hitchcock disse:

«Trata-se de um filme que rodei muito livremente a partir de um assunto escolhido por mim e, quando o terminei, ninguém sabia o que fazer dele, como explorá-lo. Era muito especial, mas, para mim, não era absolutamente nada especial.».

Na sinopse do filme pode ler-se:

«Nesta comédia de humor negro, há um morto e vários possíveis assassinos. Na floresta de Vermont, um pequeno rapaz brinca com uma espingarda de plástico quando o silêncio de uma manhã de Outono é interrompido por três tiros. No chão, encontra-se o corpo de Harry, que em breve vai ser “descoberto” por alguns transeuntes suspeitos. O primeiro é o capitão Albert Wiles (Edmund Gwenn), que julga ser o assassino porque estava a caçar e disparou a caçadeira na direcção de Harry pensando ser um animal. Aparecem ainda uma simpática solteirona (Mildred Natwick), uma jovem mulher (Shirley MacLaine) e Sam um pintor (John Forsythe). Todos se tornam cúmplices do presumível crime, mas qual deles matou Harry?».

As meias do morto Harry são um achado de produção: azuis com as pontas em vermelho.

E, perto do final, quando a morte de Mr. Harry, está quase a ser deslindada e em que uma bem humorada e mimosa Shirley  Mac Laine – é o seu primeiro filme – responde assim  a uma  anterior proposta   de casamento de  Sam:

«Jennifer – Já resolvi.
Sam – O quê?
Jennifer – Caso contigo. Se já não te esqueceste que me pediste. Gosto muito de ti, acho que serás um bom pai para o meu filho e mais outras razões que é melhor não dizer.
Capitão Wiles – O casamento é uma maneira agradável de passar o Inverno.
Sam – Acreditas que eu quase me esquecera da proposta?
Jennifer – Eu tenho testemunhas.
Sam – Está bem. Arranjaste marido. Creio que vou dar-te um beijo para o demonstrar.

Jennifer – Mas com calma. Eu ardo com muita felicidade».

Sem comentários: