segunda-feira, 27 de julho de 2020

OLHAR AS CAPAS


 Sem Mentiras

Robert Wilson
Tradução: Jorge Pereirinha Dias
Capa: Rui Garrido
Publicações Dom Quixote, Lisboa, Setembro de 2019

- E quanto a essa conspiração de direita dentro da CIA? – perguntou ele, voltando novamente para junto dela. – Tu acreditas nisso?
- Eu fui oficial dos serviços secretos no Iraque. Em Bagdad. Vi o que passava.
- Estás a falar da manipulação das informações que nos conduziu à guerra.
- Não estou a falar de dinheiro.
- Dinheiro? – perguntou Boxer. – Toda a gente sabe que há sempre imenso dinheiro para uma guerra e nunca há o suficiente para um hospital.
- Eu estava na Zona Verde quando os C-130 trouxeram doze mil milhões de dólares em dinheiro numas paletes de carga – disse Louise. – Vi a maneira como o dinheiro era distribuído – os subordinados, as comissões, o dinheiro enfiado em mochilas e transportado por Bagdad em veículos de caixa aberta. E percebi as motivações desta guerra. Não eram as armas de destruição em massa, não era a protecção de Israel, não era regatar o Iraque de um ditador, nem proteger os interesses petrolíferos dos EUA, nem promover a democracia no mundo árabe, nem nenhuma das coisas que os nossos governos nos disseram acerca do assunto
- O que era então?
- Era que algumas pessoas sem escrúpulos sentiram uma grande necessidade de ganhar muito dinheiro – disse Louise, - E vi com os meus próprios olhos que havia uns certos agentes da CIA que andavam a facilitar isso e todos eles tinham relações muito fortes com uma empresa de segurança privada chamada Anchorlight, ou Kinderman Corporation, ou ambas. E, como sabes, ambas essas organizações contêm pessoas com ideias de extrema-direita.

2 comentários:

Seve disse...

Em tempos já tive curiosidade em ler este Robert Wilson, mas tive medo de estar a perder tempo.

Sammy, o paquete disse...

Dois livros interessantes: «Último Acto em Lisboa» e «A Companhia de Estranhos».
Este «Sem Mentiras» é para esquecer. Certamente não voltarei a Robert Wilson.