terça-feira, 18 de maio de 2010

18 DE MAIO DE 2003

O Afonso nasceu a um domingo.

No “Retrato da Semana”, coluna dominical de António Barreto lia-se:

 “Não conheço nenhum parlamento no mundo onde os deputados gritem tanto como no nosso. Mesmo para assuntos áridos de carácter jurídico e administrativo, a retórica parlamentar é quase sempre excessiva. Não nos termos, na construção da frase truculenta, na hipérbole de gosto duvidoso ou na metáfora preciosa, mas no grito, na zanga e na estridência. Assim como na condenação moral.”

No pós-guerra do Golfo 2003, Alexandra Lucas Coelho, envidada especial do “Público” a Bagdad escrevia:
“Tiroteios, incêndios, saques em pleno dia. Carros roubados com metralhadoras apontadas ao condutor. Câmbiuos fixados por máfias armadas. É Bagdad ainda fora da lei. Cinco milhões de habitantes para menos de 200 polícias (americanos e iraquianos) na rua ao mesmo tempo. Grande parte deles sem receber salários há dois meses. Só nos últimos dias os polícias iraquianos começaram a receber armas e ordem para disparar.”

Sabia-se também que os Estados Unidos e o Reino Unido adiaram o seu plano para permitir a constituição de uma Assembleia Nacional o que os coloca a governar o país por tempo indefenido.

Uma sondagem "Público,Antena 1 e RTP", revelava que o sentimento generalizado dos portugueses é o de que a economia tem vindo a piorar e o retrato traçado para os próximos meses não é animador.

O Papa João Paulo II, indiferente a quem lhe diz para abdicar, soprava 83 velas pelo aniversário natalício.

Portugal, ao derrotar a Espanha na final, conquistava o título europeu de futebol em selecções sub-17.

A "RTP" transmitia, em directo, o Grande Prémio da Áustria de Fórmula I e o "Canal Hollywwod" exibia “Em Nome do Pai” de Jim Sheridan.

O “Diário de Notícias” colocava a toda a largura da sua 11ª página que George Bush recandidata-se à Casa Branca.

“Cabe ao povo americano decidir se mereço um novo mandato.”. As eleições estão marcadas Novembro de 2004.

O deputado Francisco Assis, líder distrital do PS/Portro era perseguido e agredido em Felgueiras por simpatizantes do Partido Socialista e apoiantes de Faátima Felgueiras.

“Vai e Vem”, filme póstumo de João César Monteito passou, fora de competição, no "Festival de Cannes".

O "Diário de Notícias" informava que por “redução de pessoal”, o Instituto de Meteorologia não forneceu o texto com os dados relativos ao estado do tempo e previsões para o dia seguinte:

O sol nasceu às 06,23 e põe-se às 200,44.
A noite era de Lua Cheia.

Os jornais diários, aos domingos, custavam 1 euro e 10 cêntimos.

Sem comentários: