segunda-feira, 9 de julho de 2012

A LETRA ESCARLATE


A crónica de Manuel António Pina, hoje, no Jornal de Notícias:

 Quis o acaso objectivo que o debate na AR de uma petição da chamada Federação Portuguesa pela Vida tenha sido marcado para dias antes da data de nascimento de Calvino. E a Fé Reformada que anima hoje a desamparada social-democracia que sobrevive no nome do PSD não se fez rogada à predestinada coincidência.

Por insondável determinação divina (se não do próprio Calvino), foi a deputada Conceição Ruão a eleita para ser a voz da Verdade Moral no Parlamento: às mulheres levadas a abortar deve ser imposta a "obrigatoriedade da assinatura da ecografia da idade do feto" (pressupõe-se que depois de obrigadas também a olhar longamente a ecografia repetindo "minha culpa, minha tão grande culpa", enquanto no sistema áudio do hospital se escutam hinos religiosos e "slogans" da tal Federação pela Vida). Tudo indica que Deus terá assim querido castigar as mulheres que abortam com a pior das humilhações: receber lições de moral do PSD.

Seguir-se-á a letra "A" de "Aborto" bordada a vermelho no peito, para os mesmos elevados fins morais do "A" de "Adúltera" do romance de Hawthorne.

Obviamente, a auto-estigmatização das mulheres defendida pelo PSD aplica-se às que recorrem ao SNS e a médicos e enfermeiros pagos a 4 euros à hora (na sua grande maioria, segundo as estatísticas, trabalhadoras fabris, camponesas ou desempregadas) e não às que recorrem a médicos privados e clínicas de luxo.

Legenda : pintura de Gustave Caillebotte.

Sem comentários: