segunda-feira, 28 de outubro de 2013

E SENTAMO-NOS ALI...


Fora da política, Cunhal deixava uma impressão indelével em todos aqueles com quem se cruzava na vida, pela facilidade no trato e, sobretudo, pela simplicidade e sentido de humor que revelava nas relações com os outros. Joshua Ruah fala das boas memórias que tem do antigo paciente, aludindo a uma conversa que tiveram numa das consultas: Perguntei-lhe uma vez: «Ó sotôr, porque é que… o sotôr desculpe lá, já estamos nisto aqui há tantos anos… porque é que o sotôr tem uma imagem tão dura, tão política, e depois é uma pessoa afável e até carinhosa na maneira de falar, enfim diga-me lá porquê?» E ele disse: «Não, eu sou sempre o mesmo. Olhe, até costumo ir para a praia de Monte Gordo e vou sempre para a praia, dizem que eu tenho guarda-costas, que eu tenho não sei quê… Não eu vou com a minha companheira para a praia e sentamo-nos ali, com o chapéu-de-sol e tal, e aquilo que acontece é que as pessoas passam e uns conhecem-me e falam, outros olham e dizem ”Este velho é tão parecido com o Cunhal”». Isto disse-me ele a rir. Isto é de uma pessoa completamente fantástica.

Judite Sousa em Álvaro, Eugénia e Ana

Sem comentários: