quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EU SOU A MEMÓRIA


24 de Outubro de 1968

Antevendo a morte de Salazar os jornais, para registarem a ocorrência, prepararam edições especiais. Os jornais ainda se compunham a «chumbo».

Contudo, nem o pai morria nem a gente almoçava e as notícias sobre o estado de saúde de Salazar começaram a ser remetidas para as páginas interiores.

Aos poucos, os «chumbos» foram descendo para a caldeira.

Aqui se transcreve o que o Notícias de Portugal , neste dia, dedicava ao estado de saúde de Salazar:


Por estes tempos chegou a correr a notícia que um grupo de senhoras devotas queria arrancar dos médicos uma autorização para levarem Salazar a Fátima.

Entretanto os jornais iam publicando desenvolvidas notícias sobre a agenda diária da governação de Marcelo Caetano: recepções, visitas, discursos.

Nas conversas de café, Marcelo Caetano era considerado o administrador da falência.
José Gomes Ferreira, nos seus Dias Comuns, lançava um alerta aos historiadores futuros:

Não acrediteis nos jornais dos últimos 40 anos – dirigidos pela Censura. Nem nos documentos, na sua maioria falsos ou deturpados. (As regentes escolares – acreditai – eram e são recrutadas nas cridas de servir de baixíssima instrução. A Elisa, por exemplo, antiga criada da minha mãe, foi regente escolar e dá cada erro de ortografia!)
ACREDITAI EM MIM.
EU FUI TESTEMUNHA.
EU VIVI ESSES TEMPOS DE INFERNO E DE SILÊNCIO!
E U  S O U  A  M E M Ó R IA!

Legenda: O Presidente do Conselho, e o chanceler da Alemanha Federal Dr. Kurt Kiesinger, durante a recepção no Palácio de Queluz.
Fotografia e legenda do Notícias de Portugal nº 1122.

Sem comentários: