sábado, 26 de outubro de 2013

E AGORA, JOSÉ?


 Mortos ou vivos, quem é da casa passeia-se por aqui.

Não são necessárias datas redondas.

José Cardoso Pires morreu há 25 anos.

Quem te deu licença de morrer? escreveu António Lobo Antunes, por um  outro alguém.

Ou ainda numa crónica:

Saudades do Zé Cardoso Pires, saudades do Ernesto Melo Antunes: passou que tempos e não me habituo. Por que razão não falam comigo, vocês?
E um grande silêncio no meio da gente, um vazio que dói.

E ainda:

Fazes-me tanta falta, meu cabrão, há tanto para contarmos um ao outro. O fim de uma amigo é um martírio, não páras de te agitar cá dentro, raios te partam. Tu e o Ernesto melo Antunes: duas feridas abertas que não saram.

E Agora, José?

Ficava bem qualquer coisa feliz, das muitas que andam por Lisboa, Diário de Bordo.

Mas talvez o final daquele De Profundis, Valsa Lenta, Janeiro de 1997:

Dois anos. Já dois sobre isto e só hoje é que dou por encerrada para sempre a minha viagem à desmemória, arquivando-a nestes apontamentos escritos à deriva por indícios trazidos na corrente. Vou interrogando e retendo, apurando a caligrafia da recomposição, e quando chego ao convite do meu companheiro de hospital para uma celebração de lagosta com champanhe, não hesito em fechar e pôr assinatura no texto. Disse e vivi, Acta est fabula.
Como despedida, a festa anunciada parece-me uma vinheta condigna mas, se me é permitido, acrescento-lhe um fio de música.

Pois é, José.

Tal como quando estavas chateado e dizias que a culpa é dos padres ou, outra vez o Lobo Antunes, o meu amigo José Cardoso Pires usava uma expressão para isto, tira a tesão a um mocho  e sobra a Alexandra a dizer que  isto continua a não ser um país, continua a ser um sítio mal frequentado.

Legenda: fotografia de Luís Ramos em Ler nº 0, Outono/Inverno 1987.

Sem comentários: